Mercado

Bombardier finaliza programa CSeries com a entrega do 1° CS300

Quase cinco meses após entregar o primeiro CS100 à SWISS, a Bombardier esta segunda-feira (28) fez a entrega do primeiro CS300 da família CSeries à Air Baltic, que tem a honra de se tornar a primeira companhia aérea comercial a operar o modelo canadense. O CS300, com valores de mercado que chegam a US$ 71 milhões, é uma aeronave que pode acomodar até 160 passageiros dependendo de cada configuração, cerca de 30 assentos a mais do que seu irmão mais novo, o CS100.

A entrega do CS300 marca o fim do programa de desenvolvimento da aeronave realizado pela Bombardier. “É incrível estar aqui hoje vendo o fim de todo um processo. É claro que essa jornada foi dura e longa para todos”, disse o VP de desenvolvimento do CSeries, Rob Dewar. O CS300 é 3,7 metros mais comprido do que seu irmão mais novo, utiliza motores maiores, como o PW1500G by Pratt & Whitney, mas mantém um mesmo controle de arquiqetutra, composição e estrutura da cabine.

CS100 e CS300

Para o CEO da Air Baltic, Martin Gauss, “com este maior alcance, menor queima de combustível e baixo ruído, se comparado com outros modelos do mesmo segmento, o CS300 permitirá que a airBaltic inicie novas operações na Europa, enquanto oferece experiências a bordo sem iguais”, disse. Ainda de acordo com Gauss, a estreia do CS300 de forma oficial já está marcada: será no dia 14 de dezembro entre as cidades de Riga e Amsterdã.

Fonte: M&E 28/11/2016

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo