Indústria

Boeing anuncia parceria para novo jato executivo supersônico

Com planos de contar com jatos executivos supersônicos no futuro, a Boeing anunciou uma parceria com a Aerion, empresa com sede no Estado de Nevada, nos Estados Unidos, que já vem desenvolvendo um projeto para tal tipo de aeronave. De acordo com o anúncio, a gigante da aviação investirá na aceleração das áreas de tecnologia e design do novo modelo.

“A Boeing está liderando uma transformação de mobilidade que conectará o mundo como nunca, com velocidade, segurança e eficiência. Este é um investimento estratégico e de vanguarda em relação ao amadurecimento da tecnologia supersônica. A parceria combinará a experiência da Aerion com a escala industrial global da Boeing e sua expertise em aviação comercial. Temos a equipe certa para construir o futuro do voo supersônico sustentável”, declarou o vice-presidente e gerente geral da Boeing Next, Steve Nordlund.

Fundada em 2003, a Aerion apresentou o primeiro desenho do seu AS2 para 12 passageiros em 2014, revelando as diretrizes dos motores General Electric Affinity quatro anos mais tarde. De acordo com os planos da empresa, a aeronave poderá alcançar velocidades acima de Mach 1.4, ou seja, cerca de 1,7 mil quilômetros por hora.

“A Aerion é a líder do setor que vem desenhando um retorno bem-sucedido e sustentável aos voos supersônicos. O AS2 é o ponto de partida para um futuro com voos supersônicos eficientes e compatíveis com as regulamentações internacionais. Juntamente com a Boeing, estamos criando um futuro mais conectado que aumentará a produtividade e o potencial da humanidade”, comentou o presidente do conselho e diretor executivo da Aerion, Tom Vice.

A última vez que um avião supersônico levantou voo com propósitos comerciais foi em 2003, quando o lendário Concorde encerrou suas operações. Na época, entre as várias questões que levaram ao fim da produção da aeronave, o barulho gerado após a quebra da barreira do som foi um dos mais citados, uma vez que atordoava moradores das áreas as quais sobrevoava. Tal situação deverá ser contornada pela parceria para que o projeto saia do papel.

Fonte: PanRotas 05/02/2019

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo