Tecnologia

Avião, helicóptero ou tiltrotor?

Novo veículo aéreo continua recebendo pedidos ao redor do mundo, Trifan 600 alia conceitos de voo horizontal e capacidade de decolagem e pouso vertical.

A norte-americana XTI Aircraft recebeu mais uma encomenda para o TriFan 600, um veículo elétrico com capacidade de decolagem e pouso vertical. O pedido, avaliado em US$ 6,5 milhões, foi feito pela rede de laboratórios indiana Lab Path.

O modelo híbrido une a capacidade VTOL (Vertical Take-Off and Landing) com voo horizontal dos aviões. Embora o conceito seja próximo do tiltrotor, o modelo se diferencia por usar um fan de motor carenado, similar de alguns drones domésticos.

A previsão é que o primeiro um modelo, um protótipo na escala de 60%, que deverá voar em setembro, com o primeiro modelo real sendo entregue em meados de 2023.

Atualmente o TriFan 600 conta com pouco mais de 60 pedidos, sendo metade oriundo de empresas da Ásia e Oriente Médio. A maior parte espera contar com a flexibilidade do modelo e seu baixo custo para oferecer serviços hoje pouco rentáveis com helicópteros.

Fonte: AeroMagazine 21/02/2018

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo