Indústria

Após alta em 2017, Iata prevê 2018 ainda melhor

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) projeta em US$ 38,4 milhões o lucro a ser obtido em 2018. O número é 11,3% superior ao obtido no ano anterior. A expectativa ainda é de que os rendimentos cheguem a a US$ 824 bilhões, 9,4% a mais do que fechou em 2017.

“É um bom momento para a indústria global do transporte aéreo”, avaliou o diretor geral e CEO da Iata, Alexandre de Juniac. “Vale lembrar que a indústria também enfrenta desafios de longo prazo. Muitos dos players dependem dos governos.”

Referente ao último ano, ainda segundo o levantamento, os preços globais das companhias aéreas terminaram 2017 quase 29% acima do que começaram — com ganhos consideráveis para companhias aéreas europeias e da região Ásia-Pacífico.

O relatório ainda demonstra que a forte demanda, a eficiência e os pagamentos com juros reduzidos ajudarão as companhias aéreas a melhorar a rentabilidade líquida em 2018, apesar do aumento dos custos operacionais. Espera-se que 2018 seja o quarto ano consecutivo de lucros sustentáveis, com retorno sobre o capital investido (9,4%) acima do custo médio de capital da indústria (7,4%).

“Os benefícios da aviação são atraentes, com 2,7 milhões de empregos diretos e apoio crítico para 3,5% da atividade econômica global. E o setor está pronto para se associar aos governos e reforçar as bases da conectividade global que são vitais para a vida moderna”, afirmou Juniac.

Fonte: Panrotas 17/01/2018

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo