Mercado

Aeroporto de Viracopos amplia em 52% o volume de carga em 2021

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo, registrou alta de quase 52% no volume de carga movimentada. De janeiro a julho de 2021, foram embarcadas ou desembarcadas pelo aeroporto mais de 200 mil toneladas de produtos. No mesmo período do ano passado, foram menos de 132 mil toneladas.

Em nota, a concessionária do aeroporto diz que o resultado é explicado pela movimentação de produtos de vários setores, mas encabeçam a lista equipamentos de tecnologia e insumos farmacêuticos.

Para se ter uma ideia, todas as entregas da vacina da Pfizer contra covid-19 estão sendo feitas em Viracopos. Mais de 50 milhões de doses já foram entregues por lá.

A divulgação dos resultados chega um dia depois da ANAC, a Agência Nacional de Aviação Civil, ter aprovado o edital de relicitação do aeroporto.

O edital é considerado como mais um passo na solução de uma disputa que começou em 2017, quando o consórcio que administra o aeroporto, a Aeroportos Brasil Viracopos S.A, informou que não teria recursos para fazer os investimentos contratados no leilão de concessão de 2012. Na época, a empresa alegou que a movimentação do aeroporto teria ficado muito abaixo do previsto.

Segundo a ANAC, em 2018, a concessionária já devia mais de R$ 160 milhões pelo não pagamento de taxas previstas no contrato de concessão.

Agora o novo edital deve ficar em consulta pública por 45 dias, para depois ser submetido ao TCU, o Tribunal de Contas da União. Só depois disso vai ser possível conhecer a versão final do documento que deve balizar um novo leilão de concessão e que deve tirar das mãos do atual consórcio a gestão do aeroporto.

Fonte: AgênciaBrasil 25/08/2021

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo