Indústria

A321neo recebe certificação de tipo com os motores CFM Leap A1

Na sequência de um programa de teste de voo exaustivo, o A321neo equipado com os motores LEAP-1A da CFM International recebeu no dia 01 de março, a certificação de tipo da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA – European Aviation Safety Agency) e da Administração Federal da Aviação (FAA – Federal Aviation Administration).

Movido pelos motores CFM, o A321neo completou com sucesso o programa de certificação após acumular mais de 400 horas de voo em mais de 160 voos.

Os testes avaliaram a estrutura e os sistemas da aeronave, bem como os limites de projeto, afim de atender todos os critérios de aeronavegabilidade.

Nos últimos 15 meses, o A321neo com os motores LEAP-1A é o quarto membro da família NEO a garantir a certificação. A família A320neo tem opção de dois tipos de motores; Pratt & Whitney Pure Poewer PW1100G-JM e CFM LEAP-1A.

“O A321neo oferece aos operadores o equilíbrio perfeito entre a eficiência de combustível, conforto e desempenho ambiental. É o líder de mercado na categoria 200 Seat Plus”, disse Fabrice Brégier, presidente da Airbus Commercial Aircraft. “A Certificação de hoje é uma homenagem gratificante para todas as equipes que têm sido fundamentais para atingir esse marco essencial”, acrescentou o executivo.

Desde o seu lançamento 2014, a família de aeronaves de corredor único A320neo conquistou uma quota de mercado de cerca de 60 por cento, garantindo mais de 5.000 encomendas de 92 clientes de todo mundo.

Fonte: Jornal do Ar 02/03/2017

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo