Mercado

A321LR realiza primeiro voo

O primeiro A321LR (Long Range) realizou o primeiro voo hoje, após decolar da unidade da Airbus em Hamburgo, na Alemanha, às 11h06 (hora local). O voo teve duração total de duas horas e 36 minutos, dando início assim ao programa de certificação e ensaios em voo.

Por ser um derivado do já certificado A320neo, o novo membro da família deverá cumprir um cronograma enxuto de ensaios, visando apenas validar as diferenças entre as versões. A aeronave será submetida a um programa de ensaios com aproximadamente 100 horas de voo, incluindo missões transatlânticas.

A certificação de tipo da EASA e do FAA deverá ser emitida no segundo trimestre de 2018, com a primeira aeronave entrando em serviço em meados quarto trimestre de 2018.

O A321LR se destaca pelo longo alcance, de até 4.000 nm (7.400 km) e a capacidade de transporte próxima do veterano Boeing 757, considerado referência no segmento. Com a maior economia de combustível, a expectativa é que o A321LR permita a abertura de novas rotas, por exemplo, as transatlânticas, permitindo ampliar o número de cidades conectadas diretamente.

O A321LR possui nova configuração permitindo acomodar até 240 passageiros, incluindo a nova cabine de passageiros Airspace by Airbus. O A321LR ainda conta com maior Peso Máximo de Decolagem (MTOW), agora de 97 toneladas e um terceiro Tanque Central Adicional de Combustível (ACT), que permite maior flexibilidade de uso, tanto em rotas de média distância e alta capacidade, como longas distancias.

Fonte: AeroMagazine 02/02/2018 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo