Indústria

A agência de aviação da ONU alerta para a falta de piloto iminente

Milhares de pilotos são necessários nas próximas décadas, mas a maioria ainda não foi treinada, dizem autoridades da aviação. Centenas de milhares de pilotos precisarão ser treinados para atender a crescente demanda de transporte aéreo em todo o mundo até 2036, disse a agência de aviação da ONU na terça-feira.

O secretário-geral da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO), Fang Liu, disse em um discurso em Montreal que o número de vôos comerciais e passageiros deverá dobrar nos próximos 15 anos, enquanto o número de pilotos e outros trabalhadores das companhias aéreas está caindo devido ao desgaste.

Liu apontou para “a demografia inevitável do envelhecimento da população, redução das taxas de natalidade e outros fatores de desgaste” para a contração da força de trabalho.

Além disso, a aviação enfrenta uma maior concorrência de outros setores “para talentos futuros”, disse ela.

“A aviação tem que fazer um trabalho muito melhor de atrair e manter os trabalhadores qualificados e os gerentes que exige nas próximas décadas”, concluiu.

O ICAO disse que pelo menos 620.000 pilotos serão necessários até 2036 para voar aeronaves comerciais com 100 ou mais assentos. Oitenta por cento desses pilotos ainda não foram treinados, acrescentou.

“A história é a mesma em relação aos futuros controladores de tráfego aéreo, pessoal de manutenção e outros técnicos necessários”, disse Liu, acrescentando que “são apenas algumas das (literalmente) centenas de categorias diretas e indiretas de carreira relacionada à aviação o que será impactado por tendências relacionadas ao desgaste “.

Conduzir o aumento do transporte aéreo é um aumento no turismo e varejo on-line em expansão que depende do setor para entregar seus produtos.

Cerca de 4,1 bilhões de pessoas voam a cada ano, e um terço da carga mundial agora é transportado por via aérea.

Além dos desafios trabalhistas, Liu disse que a aviação civil também deve se preparar para mais congestionamentos no aeroporto.

“Por exemplo, não menos de 24 aeroportos internacionais em toda a África hoje estarão saturados e incapazes de lidar com mais tráfego em apenas dois anos”, disse Liu.

 

Fonte: Jornal de Goiânia 15/02/2018

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo